Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) apresentou, no prédio das SUCV (sede do governo municipal), a empresa Geo Mais que será responsável por rastrear os imóveis da cidade, por meio de um mapeamento completo do município. O projeto permitirá que a administração crie um sistema de informações geográficas e, por meio dele, fazer a leitura e o planejamento da cidade.
A intenção do governo municipal é que a empresa viabilize um mapa com informações georreferenciadas, ou seja, que possam ser localizadas no território de Santa Maria. O levantamento mapeará, por exemplo, todas as áreas verdes da cidade, as quais estão sendo ameaçadas pelo crescimento populacional desordenado, e que intervenções e operações urbanas são necessárias no curto, médio e longo prazos.
Conforme o diretor-técnico da Geo Mais, Rafael Carlos Thiesen, uma equipe deve, a partir de janeiro do próximo ano, dar início ao "levantamento de campo". Ou seja, equipes da empresa contratada percorrerão as ruas, bairros e vilas do município em busca de informações do imobiliário de Santa Maria.
_ É uma ferramenta moderna e que dará transparência ao serviço público _ assegura Thiesen.
Empresa prestará serviço por um ano e dará suporte por mesmo período
A Geo Mais, empresa de Santa Catarina, atua em mais de 50 municípios da Região Sul do país. Atualmente, eles também prestam serviços para Gramado, na Serra gaúcha. O serviço comprado pela prefeitura prevê a aquisição das plataformas que viabilizarão o levantamento.
A equipe dará treinamento aos servidores do Executivo municipal para que possam permanentemente dar continuidade ao trabalho, assegura o prefeito Schirmer. Ao fim do trabalho, que deve durar 12 meses, a Geo Mais prestará mais um ano de auxílio à prefeitura. O serviço custará aos cofres públicos R$ 3,3 milhões.